A Bulimia é um quadro psiquiátrico marcado por episódios de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios inapropriados: como vômitos auto induzidos, uso indevido de laxantes, diuréticos, práticas excessivas de exercícios físicos e jejuns prolongados a fim de evitar o ganho de peso. Assim como nos casos de Anorexia, na Bulimia a autoavaliação também é indevidamente influenciada pela forma e pelo peso corporal.

A compulsão alimentar com frequência começa durante ou depois de um episódio de dieta para perder peso. A vivência de múltiplos eventos estressantes na vida também pode precipitar o aparecimento de bulimia nervosa. Os portadores de tal transtornos estão dentro do peso considerado ideal ou apresentam sobrepeso.  Problemas gástricos, desgastes dos dentes (devido aos vômitos auto induzidos), entre outros problemas de saúde podem ocorrer como consequência do quadro de Bulimia.

Características Psicológicas dos pacientes com Bulimia

Apresentam uma preocupação excessiva com a possibilidade de ganho de peso corporal, sentimento de descontrole diante dos alimentos (compulsão) seguido por sentimentos de culpa e vergonha. Auto estima flutuante, além de sentimentos de solidão e desamparo: “Me sinto diferente de todo mundo”.

A capacidade de produtividade também pode ficar comprometida, devido a imaturidade emocional e empobrecimento afetivo. A atitude caótica não está presente apenas no comportamento alimentar, mas também nos relacionamentos, no trabalho ou nos estudos.

Se na anorexia existe um corpo recusado, aqui estamos falando de um corpo sentido como estranho e que se descontrola diante dos alimentos causando vergonha e culpa.

 

Tratamento para pacientes com Bulimia

Na Psicanálise trabalha-se o reconhecimento das emoções e sentimentos que envolvem todo o transtorno a fim de ampliar os critérios de auto validação que até então são restritos ao peso corporal e imagem física, promovendo o reconhecimento deste corpo estranho (físico e subjetivo).

Se faz essencial o tratamento multiprofissional que envolve profissionais como: psicólogo, psiquiatra, nutricionista e em alguns casos o acompanhamento de demais profissionais.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *