Terapia cura?

Terapia cura não curando.Mas como assim? Terapia não é remédio pra eliminar o sintoma.O sintoma esconde um sentido, ele é resultado de quem o sujeito é, da maneira como se coloca no mundo ou em suas relações. Na terapia o sujeito se situa na vida, no seu sinthoma, no arranjo que faz diante do mundo e dos Outros.Alguns ficam amigos do sinthoma e descobrem fórmulas novas de usá-lo a favor de si. Outros, criam outros Read more…

Confinamento e depressão – covid-19

De certa forma o confinamento já é condição do humano, vivemos confinados em nós mesmos, condição existencial de ser. Interagimos, trabalhamos, e tudo isso nos dá a falsa sensação de que não estamos sós, mas o real é que habitamos nosso eu, ou nosso eu nos habita. Habitamos um corpo, a questão é se estamos amarrados ou pertencentes a ele?A habitação do mundo exige a capacidade de habitação de si mesmo. Enorme desafio em tempos Read more…

Sobre a COVID-19 e os nossos medos…

Estamos vivendo tempos de angústia. A angústia surge diante da constatação de um real que não podemos mudar, mas é preciso aprender a lidar com ele.A angústia é aquele sentimento difícil de nomear, que escapa as palavras, mas como bem diz Lacan, é o sentimento que não engana. Quando ela bate a porta algo nos quer dizer.Diante dessa realidade, desse vírus, que nos coloca de frente pro real da doença, da morte, defesas como fuga Read more…

Sobre a escuta analítica e sobre riscos…

A escuta no consultório é sempre um risco, o analista não sabe o que vai ouvir, que paciente vai se adentrar ali, ou de que forma aquele encontro vai impacta-lo, porque gente, analista também é humano, mas ele escuta. Precisa ter a delicadeza de escutar sem julgamentos, pré conceitos, percepções pessoais. Ele se dispõe a escutar e o paciente se lança na sua fala. Também é um risco para o paciente falar, apropriar-se de si, Read more…

O habitante que mora em mim.

Há um habitante que mora em mim, geralmente o vejo quando me olho no espelho.Quem nunca se olhou no espelho sabendo que estava se olhando, mas enxergando um Outro?Esse Outro, movimenta meu corpo, as vezes é meu amigo mais íntimo, as vezes meu inimigo mais cruel. Ele não tem idade definida, por vezes parece muito velho, outras uma criança travessa, custa entendê-lo. Por vezes me coloca limites, outras me faz passar os limites. Quando estamos Read more…

O Eu em ruína: A angústia do desconhecimento de si.

Ainda mais angustiante do que a dor é o não sentir nada, é o se sentir estranho ao mundo, as pessoas e a si mesmo. O coração aperta, o sentimento é de sufocamento. Andar na vida sem ter certeza de onde se está indo, viver com medo, inseguro e aflito são sensações de quem está vivendo uma crise existencial. Essa é uma das maiores angústias que se pode vivenciar e um conflito muito atual nos Read more…

Síndrome do pânico, o que é?

A Síndrome do Pânico é uma patologia que tem como sintomas: sensação constante de perigo eminente, medo de perder o controle, medo da morte, sudorese, palpitações no peito, etc. A sociedade exige cada vez mais produtividade, resultados, rotulando padrões que devem ser alcançados. Nessa corrida desenfreada desenvolve-se angústias, episódios de ansiedade, que quando recorrentes, desencadeiam a Síndrome do Pânico. Como seres humanos somos seres naturalmente desamparados, quando bebês necessitamos do cuidado do outro, que precisa Read more…

Obesidade

O que é a obesidade? Segundo a OMS, a obesidade se caracteriza pelo excesso de gordura acumulada no tecido adiposo.  Por muito tempo predominou-se uma visão pré concebida de que a obesidade seria resultado de gula e  falta de vontade por parte do indivíduo obeso.  Hoje se reconhece que é uma doença crônica que envolve fatores genéticos, culturais, sociais e psicológicos.  A classificação mais utilizada é o IMC (índice de massa corporal), dividi-se o peso Read more…