anorexia é um quadro psiquiátrico marcado pela recusa em ingerir alimentos e perda intensa de peso como resultado de dietas rígidas que são auto impostas, prática abusiva de exercícios físicos, além de uma  preocupação excessiva em não ganhar peso mesmo este estando relativamente baixo. Ela atinge principalmente adolescentes e jovens adultos do sexo feminino.

Existem dois subtipos de anorexia:

  • Anorexia do tipo restritiva: A restrição da alimentação e a perda de peso que ocorre por meio de dietas, jejuns prolongados e prática excessiva de exercícios físicos.
  • Anorexia do tipo purgativa: A perda de peso ocorre em consequência de decorrentes episódios bulímicos como prática de purgação, tais como vômitos, ingestão de diuréticos e laxantes.

 

 

Características psicológicas de pacientes com anorexia

Apresentam uma imagem distorcida de seu corpo e sua autoavaliação é restrita a imagem física. Existe uma dificuldade de reconhecer esse corpo magro e de perceber seus sinais ou limites: fome, fraqueza, inanição. É comum a negação do transtorno e o sentimento de controle deste corpo doente e magro que é recusado. Podem ser vistos como pessoas organizadas e determinadas, porém é comum a presença de sentimentos de baixa autoestima e insegurança.

Tratamento para pacientes com anorexia

Na Psicologia trabalha-se o reconhecimento deste corpo recusado e de seus sinais, o reconhecimento das emoções e sentimentos que envolvem todo o transtorno, a fim de ampliar os critérios de auto validação do paciente, que até então são restritos ao peso corporal e imagem física. Se faz essencial o tratamento multiprofissional que envolve profissionais como: psicólogo, psiquiatra e nutricionista, e em alguns casos, o acompanhamento com demais profissionais.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *