A Síndrome do Pânico é uma patologia que tem como sintomas: sensação constante de perigo eminente, medo de perder o controle, medo da morte, sudorese, palpitações no peito, etc.

A sociedade exige cada vez mais produtividade, resultados, rotulando padrões que devem ser alcançados. Nessa corrida desenfreada desenvolve-se angústias, episódios de ansiedade, que quando recorrentes, desencadeiam a Síndrome do Pânico.

Como seres humanos somos seres naturalmente desamparados, quando bebês necessitamos do cuidado do outro, que precisa suprir nossa fome e nos amparar. Se essa condição de desamparo não é subjetivada pelo sujeito na infância, isso pode aparecer mais tarde como Síndrome do Pânico, estimulada por esse padrão social em que vivemos.

Em momentos de ataques de pânico, é importante respirar fundo e lentamente, abrir botões para alargar as roupas, lembrar que o que está acontecendo é um episódio de pânico, que passa em segundos. O tratamento se dá através de medicamentos que agem com o propósito de controlar a ansiedade e com a terapia que é de grande auxílio, pois aproxima o paciente de seu quadro, estimulando-o a dar sentido as suas crises de pânico e a lidar de forma saudável com sua condição natural de desamparo.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *